quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Positivismo

Auguste Comte

O Positivismo é uma corrente filosófica surgida na França, no início do século XX, e teve como seu principal idealizador e fundador o francês Auguste Comte (1798-1857). Segundo o pensamento positivista o espírito humano, em seu esforço para explicar o universo, passa sucessivamente por três estados: o estado teológico ou “fictício”, o estado metafísico e o estado positivo, em que o espírito humano procura responder tudo o que acontece em seu redor com base em estudos científicos, e no qual o pensamento positivista tem o seu embasamento.



Para Comte, o pensamento positivista poderia tanto ser considerado como um método como uma doutrina: método enquanto sugere que as avaliações científicas devem estar rigorosamente embasadas em experiências e doutrina enquanto preconizava que todos os fatos da sociedade deveriam seguir uma natureza precisa e científica.


As ciências, no decurso da história, não se tornaram "positivas" na mesma data, mas numa certa ordem de sucessão: matemáticas, astronomia, física, química, biologia, sociologia.Sendo que o método de raciocínio positivista pode ser dividido em quatro etapas: observação, matematização, suposição e experimentação.


O positivismo teve fortes influências no Brasil, tendo como sua representação máxima, o emprego da frase positivista “Ordem e Progresso”, extraída da fórmula máxima do Positivismo: "O amor por princípio, a ordem por base, o progresso por fim", em plena bandeira brasileira. A frase tenta passar a imagem de que cada coisa em seu devido lugar conduziria para a perfeita orientação ética da vida social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário