domingo, 30 de agosto de 2009

Performance Site Specific

Performance Art

É uma forma de manifestação artística em que podem ser combinados vários elementos artísticos para sua criação, como encenações, músicas, poesias, vídeos e até fotografias. Com origem ligada aos movimentos de vanguarda do século passado, como o dadaísmo e o futurismo, esta manifestação artística foi introduzida nos anos 60 pelo grupo Fluxos. Atualmente, esta manifestação artística é bastante difundida, com várias demonstrações pelo mundo inteiro, como em Belo Horizonte, onde aconteceu o I Festival de Performance de Belo Horizonte.

Happening

É uma outra forma demonstração artística muito parecida com a Performance. A diferença básica é que no happening há certa dependência da participação do público, mesmo que somente como interlocutor, em que a manifestação é feita de forma mais espontânea e improvisada. Enquanto na performance geralmente há a realização de ensaios e a necessidade de se seguir um roteiro.

Site Specific

É uma denominação que se utiliza para trabalhos que são realizados tendo em vista a sua relação com algum lugar específico, podendo ser uma relação com a arquitetura, com a história ou com o âmbito social do local.

Proposta de Trabalho

Sendo assim, o trabalho de Performance Site Specific proposta pelos professores da Oficina de Fundamentação e Instrumentação, consiste em criar um trabalho de Performance Art relacionado a algum lugar específico da Escola de Arquitetura.

Confira nosso trabalho nos próximos posts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário